quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aprendendo desde de cedo a guardar seu DINHEIRO.

Essa matéria abaixo descreve bem o que pretendemos ensinar a nossa pequena a partir do momento que demos o seu cofrinho menor e depois passamos para um maior.

AS LIÇÕES DOS "COFRINHOS" PARA AS CRIANÇAS
A relação com dinheiro sempre abre oportunidades para tomadas de decisão. Educar os mais novos para poupar desde cedo vai permitir o desenvolvimento de hábitos saudáveis nesta relação por vezes conturbada na vida adulta, já que as atitudes financeiras diárias terão impacto inclusive no comportamento futuro relacionado a investimentos.

As atitudes das crianças relacionadas ao dinheiro são moldadas cedo, logo nos primeiros 7 anos de vida, e uma vez aprendidas as boas práticas é muito difícil mudá-las. Portanto, desenvolver atitudes saudáveis o quanto antes é muito importantes, e os tradicionais cofrinhos são uma ótima maneira para começar.
Ao presentear seu filho ou outra criança com um destes, você o fará dar um grande passo rumo ao bom gerenciamento do dinheiro no futuro, principalmente se os pais souberem usar bem esta ferramenta.
Às vezes depositamos uma moeda ou nota e simplesmente esquecemos deles. Como na relação com os bancos isso não acontecerá, o ideal é manter contato permanente com os cofrinhos. Uma boa opção é escolher um modelo (cofrinho, porquinho, latinha) com abertura fácil. A cada 2 semanas, por exemplo, abra-o e conte as moedas e eventuais notas com a criança, mostrando o quanto está sendo poupado e como o montante está crescendo. O simples fato de contar já é uma boa ajuda para lidar com números de forma prática. O passo seguinte é perguntar o que poderia ser comprado com aquele montante, um exercício de imaginação com efeito poderoso! Além de permitir à criança sonhar com algo, também a ajuda a entender como fixar metas e persegui-las.

A partir daí, e dependendo da idade da criança, já é possível partir para objetivos maiores, definindo desde o início a meta a ser alcançada e os valores necessários. Se é um brinquedo, uma boa ideia é colocar uma imagem dele ao lado ou sobre o cofrinho, isso ajuda a fixar a vontade de atingir a meta. Este alvo vai ajudar a desenvolver responsabilidades e será muito útil no futuro da criança.





O pequeno já estava cheio, então resolvemos comprar
um maior, escolhemos sempre os de plásticos
ela não sabe retirar as moedas depois de
depositadas então não
tem problema,acho pratico esse material
pois ela pode levar pra onde quiser,sem
correr perigo ao contrario do de
barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente eu e a Lavinia ficaremos felizes pelo seu comentário :)