quinta-feira, 9 de junho de 2011

A fase da ansiedade de separação.

A algumas semanas a traz havia percebido que a Lavinia não estava podendo me perder de vista, que ela sempre foi grudada em mim isso é fato, más se eu a deixava em um comodo da casa e ia para o outro ela já começava a chorar desesperadamente,dai tinha que "arrasta-la" do carrinho/cercadinho/cadeirinha ou seja de onde fosse para que ficasse perto de mim chegou a ter vezes em o Pai que chegava do trabalho cheio de saudades doido para pega-la e ela nem "tchum" pra ele, se recusava no primeiro momento.
Enfim hoje fui procurar no Sr Google algo a respeito e achei, e  mais descobri que ainda estamos nessa fase já que a Lavinia assim que completou seus oito meses desregula-rizou toda a sua rotina e o que mais tem incomodado são os horários em que ela vai pra cama/berço dormir ela que sempre dormiu entre 7:30/8:00 agora só quer saber de dormir lá pelas 22:00 e você acha que ela acorda as 10 no dia seguinte ?? Ah como gostaria que ela acordasse esse horário rs, mais as 7 e meia lá está ela toda sorridente olhando pra mim com uma carinha de ainda bem que amanheceu quero colo rs...

Voltando ao Sr google achei no e-family mamães que seus bebês também estão passando pela mesma fase da famosa ansiedade de separação que ocorre a partir do sétimo e nono mês e dura de 1 a dois meses.

Abaixo algumas informações: 

Do Livro "A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas" 

Se o bebê tem entre 7 e 9 meses e de repente começa a reclamar quando você sai da sala, ou tem problemas com as sonecas ou o sono noturno, este pode ser o início de ansiedade normal de separação. Isso acontece com muitos bebês quando eles percebem que as mães são seres separados deles. Essa ansiedade normal não precisa se transformar em ansiedade prolongada, se você: 

- Abaixar até a altura do bebê quando ele estiver chateado, e confortá-lo com palavras e abraços, mas sem pegá-lo no colo. 

- Responder ao choro da criança de maneira relaxada e alegre. 

- Cuidado com o seu tom de voz - não espelhe o pânico dele. 

- Quando o bebê começar a se acalmar, distraia-o. 
- Nunca recorra a uma abordagem de choro controlado (método Ferber, "deixar chorar") para resolver os problemas do sono. Isso compromete a confiança do bebê e comunica que ele realmente estava certo: você o abandonou. 

- Brinque de esconde-esconde com ele, assim que ele entender que mesmo que você desapareça por um minuto, depois você volta. 

- Dê uma volta no quarteirão, para que ele experimente períodos curtos da sua ausência. 

- Quando sair de casa, peça ao parceiro ou à babá para levá-lo até a porta e "dar tchauzinho". Ele pode berrar o tempo todo - isso é normal, se ele se tornou dependente de você. Porém, é necessário desenvolver a confiança. 


Do Baby Center Brasil (trechos): 

Separação e independência 
Quando será que seu filho vai entender onde você termina e ele começa? Ao nascer, a criança acha que é parte de você e não se enxerga como um ser único (eles nem se dão conta que as mãozinhas e pézinhos que vêem são os seus). 

Com o desenvolvimento mental, físico e emocional, o bebê vai começar a perceber que tem seu próprio corpo, pensamentos e sentimentos e aí vai cada vez mais querer fazer as coisas do seu jeito. 

Quando acontece 
A individualidade leva anos para se formar. Depois de acreditar que é a mesma coisa que a mãe, por volta dos 6 meses a criança não só passa a ver a diferença como também entende que pode ser deixada sozinha. É nessa fase que se inicia um medo de abandono conhecido como ansiedade de separação, algo que pode durar até os 2 anos. 

Com o passar do tempo e ao se tornar mais sociável e confiante de que você volta mesmo depois de deixá-lo na creche ou sob os cuidados de outra pessoa, o bebê vai conseguir superar seus temores e começar a formar sua própria identidade. Depois do primeiro aniversário, você vai ver que a conquista da independência pode até virar um problema e a raiz de muitos desaforos. 

De 7 meses a 1 ano 

Por volta dos 7 meses, seu filho vai compreender que é independente de você. Esse é um importante salto cognitivo, mas, infelizmente, vai deixar o bebê ansioso. O elo com você já ficou tão forte que uma mera saída de vista por um segundo fará o bebê se debulhar em lágrimas. A criança ainda não entende que você vai e volta. E não pense que sair de fininho ao deixar seu filho na escola ou com uma babá vai ajudar. Na verdade, isso pode assustar o bebê ainda mais. Por mais duro que seja, na hora de ir embora, se despeça cara a cara. 

Uma famosa pesquisa britânica mostrou como os bebês não fazem idéia da própria existência. Bebês com menos de 1 ano foram colocados diante de espelhos para ver se entendiam que o reflexo na frente era o deles. Isso não ocorreu. As crianças tocaram a imagem como se estivessem vendo outro bebê. Em seguida, os cientistas puseram ruge vermelho no nariz de cada uma e voltaram a apresentar os espelhos. Em vez de tocar o próprio nariz, os bebês voltaram a tentar "pegar" o visto no reflexo. 

O que vem pela frente 
A passagem para essa fase tende a trazer mais independência e consciência de si mesmo. A cada ano você vai constatar que seu filho quer fazer mais coisas sem ajuda. Entre as novidades à frente estão a vontade de escolher como quer a comida, as amizades e a transição para a escola (para as crianças que ainda não frequentam).



3 comentários:

  1. A Lara estava mais ou menos assim há um tempo atrás. Parou um pouco, ainda bem, porque eu estava ficando exausta! Nem o papai servia, era só mamãe mesmo! hehehe


    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oiee.. Obrigada pela visita..

    Parabéns sua pequena é linda..

    Estou seguindo teu blog, segue o meu tb..

    bjim..

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou mãe da Alícia de 8 Mêses e já faz quase 3 mesês que não durmo a noite toda, ela simplesmeste acorda chorando quando eu apareço no quarto ela olha para mim, para de chorar da um sorrizinho, se vira e volta a dormir, o pior é que normalmente quando eu saio do quarto lá vai... Ela chora de novo! Dormi um pouco, duas, três horas e depois tudo novamente! Estou exausta, e fui pesquisar, encontrei essas informações que você postou no blog, li vamos ver se vou conseguir seguí-las, estou completamente exausta, sem dormir esse período e com minha bebê tão grudadinha, não tem sido fácil! DEUS abençoe.

    ResponderExcluir

Comente eu e a Lavinia ficaremos felizes pelo seu comentário :)